População de Hortolândia pode participar ativamente da construção do futuro da cidade
A EMEF (Escola Municipal de Educação Infantil) Professora Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, recebeu mais uma etapa das plenárias do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029, na noite de quinta-feira (24/07). A consulta pública que a Prefeitura está realizando vai até o dia 12 de agosto e abrange todas as regiões da cidade. Para participar, basta apresentar prioridades em uma das reuniões ou votar nos temas que julgar prioritários pela internet mesmo, por meio do portal “Fácil Hortolândia”. A ferramenta digital pode ser acessada a qualquer hora do dia, de qualquer lugar, pelo celular ou por computador (clique e confira como).
“Para todas as regiões, Hortolândia oferece diversas obras e serviços. Na reunião da plenária de terça-feira, na região do Rosolém, falamos sobre o novo espaço da melhor idade, próximo ao campo de futebol society do Jardim Santa Izabel e o recém inaugurado viaduto sobre a SP-101, que vai até o Jardim Sumarezinho. No início das plenárias, comentamos sobre o Jardim Amanda, com o novo campo de futebol society, o parque linear em construção, o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, além do novo espaço da melhor idade de novas moradias.Também comentamos sobre as benfeitorias para a saúde em geral e, nesta região, temos o viaduto da Vila Real, que vai facilitar a vida da população e já está na reta final de construção. São obras e viários que interligam a cidade, novas unidades de ensino, novas unidades de saúde. Isso é Hortolândia crescendo e se desenvolvendo para agora e para as próximas gerações”, disse o prefeito Zezé Gomes, antes do início da plenária.
De acordo com a Secretaria de Finanças, 151 pessoas participaram da pesquisa via portal, até esta quarta-feira (23/07). Entre os temas e as ações mais apontados na ocasião estavam Mobilidade urbana/ trânsito e transporte público (30 votos), Obras/ Infraestrutura (22 votos), Saúde (21 votos) e Meio Ambiente/ descarte de resíduos (11 votos). A contabilidade continua e todos podem participar da construção do futuro da cidade em qualquer lugar e a qualquer hora, até o dia 15 de agosto.
“Temos um governo que realiza as ações mas que também cobra em diversas esferas o que é do direito da população de Hortolândia. Tudo é realizado com planejamento e articulação para garantir os recursos necessários que fazem a cidade caminhar, evoluir, se modernizar e alcançar o desenvolvimento inteligente e sustentável para os próximos anos. Também temos projetos futuros para o apoio ao trabalhador, a cidade não pára e as ações seguem intensificadas e reforçando o crescimento inteligente e planejado”, comentou o secretário de Governo e vice-prefeito, Cafu César.
Consulta pública
As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029.
A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet. Já está disponível uma ferramenta digital, criada pela Prefeitura, para que a população vote, de casa mesmo, nas ações que julgar prioritárias, e ajude o Poder Público a elaborar o Plano Plurianual) 2026-2029. É o portal “Fácil Hortolândia”, que pode ser acessado neste link.
“Esta obra do novo viaduto da Vila Real será muito importante e contribuirá para o meu deslocamento diário. Aguardo com ansiedade e também espero que facilite o desafogo do trânsito. Todos os dias venho até a Vila Real para trabalhar e com certeza, com o novo viaduto, chegarei em menos tempo para realizar meus afazeres”, comentou a autônoma Cláudia Raquel, 43 anos, moradora do Jardim Santa Clara do Lago.
Saiba mais sobre o PPA
Conforme esclarece a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas físicas a serem atingidas, ano a ano.
O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas daquela localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
Confira abaixo o cronograma das “Plenárias de Participação Cidadã 2025”:
29/7 | 18h30
Local: EMEI Jardim Santa Clara I
Rua Ida Amádio | Jardim Santa Clara do Lago I
31/7 | 18h30
Local: EMEF “Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim”
Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92 | Remanso Campineiro
5/8 | 18h30
Local: EMEF “Samuel da Silva Mendonça”
Rua São Luiz, 276 | Jardim Nova Europa
7/8 | 18h30
Local: EMEF “Salvador Zacarias Pereira Junior”
Avenida Adail Alves Silva, 525 | Jardim Novo Ângulo
12/8 | 18h30
Local: EMEF Jardim Boa Esperança
Rua do Canário, 400 | Jardim Boa Esperança