Atividade foi ministrada pelo SAMU, serviço vinculado à Prefeitura, para equipes das UPAs e de enfermagem do hospital municipal, nesta terça-feira (20/05)
Em casos de urgência e emergência, é importante que equipes e profissionais de saúde saibam como conter a perda de sangue de vítimas. Isso pode ser fundamental para salvar vidas. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Hortolândia promoveu uma capacitação sobre controle de hemorragia, nesta terça-feira (20/05). A atividade foi ministrada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vinculado à Prefeitura, para 30 pessoas das equipes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e de enfermagem do Hospital Municipal Mario Covas.
A capacitação mostrou procedimentos para estancar hemorragias provocadas por acidentes domésticos, como, por exemplo, corte com faca, até situações mais graves e complexas, dentre os quais acidentes de trânsito. Ainda foram ensinados os usos de torniquete em crianças e adultos. Outro tópico abordado foi a campanha internacional “Stop the bleed”, cuja proposta é orientar pessoas leigas sobre como proceder em situações de hemorragia. A capacitação teve conteúdo teórico e parte prática.
O controle de perda de sangue é uma ação vital para salvaguadar uma vítima até a chegada de suporte médico de ambulância ou da vítima até um hospital. Ao longo deste ano, a afim de aperfeiçoar ainda mais a atuação das equipes de saúde, a Prefeitura de Hortolândia já ministrou várias formações sobre temas como doencas crônicas, aleitamento materno, tratamento de feridas, dentre outros.