Cerimônia, nesta quarta-feira (06/08), marcou a entrega simbólica dos itens às 60 escolas da rede municipal de ensino
Todas as 60 escolas municipais de Hortolândia contarão, em breve, com kits de primeiros socorros, disponibilizados pela Prefeitura. Os itens começaram a ser entregues nas unidades próprias da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (06/08). A data foi marcada por uma cerimônia na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, realizada em conjunto com a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) José Tenório da Silva, ambas localizadas no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora.
Ao todo, serão distribuídos 120 kits, dois para cada escola da rede. A ação beneficia cerca de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo é levar mais segurança às escolas, auxiliando no atendimento inicial em situações de urgência no ambiente escolar e promovendo a prevenção e o cuidado com a saúde de estudantes, professores e demais profissionais da educação. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Educação.
A primeira dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, representou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em outra agenda.
“Trago para vocês um abraço do nosso prefeito Zezé Gomes, que está muito feliz com essa iniciativa da educação. Hoje a gente sabe que todas as nossas escolas têm esses kits e, quando necessário, os professores já vão estar com o kit aqui para poder atender. Fazer parte desse cuidado com os nossos alunos, com as nossas escolas, enche meu coração de alegria, porque esse governo está trabalhando de uma forma diferente. Vamos cuidar da saúde, da inclusão, da educação e de tudo que as pessoas precisam para viver bem na cidade de Hortolândia. Eu já tive meus filhos também na escola pública, sei quantas vezes eu tive que ser chamada e correr na escola, porque a criança levou um tropeção, bateu, criou um galo, estava lá com um saquinho de gelo e eu tive que pegar, levar para o hospital e a gente sabe que é assim mesmo. E tudo isso gera essa preocupação. Parabéns a vocês por essa iniciativa. A gente fica ainda mais tranquila”, afirmou a primeira dama.
Para o secretário da Pasta, Fernando Moraes, a medida vem se somar ao cumprimento da chamada “Lei Lucas”, a Lei Federal nº 13.722, de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Nós temos 25 mil crianças sob a nossa proteção, sob a nossa guarda. É uma responsabilidade muito grande, porque temos desde os pequenininhos até o pessoal da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Hortolândia hoje é a primeira cidade da RMC, de 20 municípios, que vai entregar dois kits por escola, já com formação acompanhando todo esse trabalho. Sempre no lema do prefeito, cuidando das pessoas. Ter a Lei Lucas hoje, na nossa rede, é coisa séria, porque não só em casa que as coisas acontecem, um incidente em que brincando caiu no parquinho, no playground, correu, machucou. É um dia de alegria poder entregar os 120 kits, dois para a escola, para fazer valer aquilo que a gente sempre faz aqui, que o nosso prefeito nos cobra dia e noite”, afirmou Moraes.
Conforme ressalta a diretora de Educação Infantil, Jane Nery de Carvalho, além de entregar os kits às escolas, a Prefeitura tem realizado periodicamente formações de Primeiro Socorro, promovidas pelos brigadistas da CIPA e pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência), junto com a Guarda Municipal, acerca da Lei Lucas.
“A gente que está na escola sabe como é importante ter este kit. Investir nestes kits de primeiros socorros e ir na formação é imprescindível. A gente insiste nisso porque é de grande importância”, ressaltou a gestora.
Para as diretoras escolares, a medida veio em boa hora. Segundo Sandra Militão, diretora da Emef Caio Fernando, “quem está dentro de uma escola sabe o perereco que é todo dia: o corte, o calo, o sangue. Esse kit vai nos ajudar nesse sentido. Quero agradecer imensamente a colaboração da Prefeitura nesse apoio. Nós fazemos um trabalho colaborativo e isso é sempre bom seguir.”
“Para nós é muito importante receber estes kits, porque é uma ferramenta para atender as crianças nos acidentes que acontecem diariamente nas escolas, principalmente na Educação Infantil, em que eles ainda estão desenvolvendo as noções de lateralidade, espaço e movimentação. Tudo o que a gente puder fazer para socorrer essa criança, antes que chegue a família ou o SAMU, caso precise, vem nos beneficiar. Porque são recursos para atender melhor essas crianças. Além disso, na escola, no ano passado, todos passaram por formação, desde a equipe dos educadores até nós, gestores, e em outros anos, já passaram também as equipes de professores”, afirmou Michelle Blumer Zacarchenco, diretora da Emeief José Tenório da Silva.
Moradora da Vila Real Continuação, a dona de casa Fernanda Monteiro dos Santos, de 42 anos, acompanhou o evento de entrega dos kits. “Fico muito tranquila, porque acontecem mesmo pequenos acidentes. É importante ter estes kits. Fico tranquila em saber que a escola pode socorrer a criança até os pais chegarem”, comentou a mãe de Eliza, de 10 anos, estudante do 5º ano na Emef Caio.
Confira os itens contidos no kit de primeiros socorros:
- 02 unidades de fitas micropore tamanho mínimo 25mmx4,5m;
- 02 unidades de ataduras crepes tamanho mínimo 1,80m em repouso;
- 10 unidades de gaze estéril 13 fios com 10 unidades;
- 03 caixa de curativos transparentes estéreis com no mínimo 10 unidades.
- 01 unidade de tesoura sem ponta;
- 01 unidade de termômetro digital;
- 01 unidade de bolsa de gelo;
- 01 unidade de aparelho de pressão digital;
- 01 unidade de soro fisiológico de no mínimo 250ml;
- 01 bolsa para armazenamento dos itens acima relacionados.