População do Jd. Nova Europa leva reivindicações à Plenária Cidadã, realizada nesta terça-feira (05/08)
Segurança. Este é o principal pedido da população do Jd. Nova Europa apresentado à Prefeitura, na noite desta terça-feira (05/08), durante o encontro com autoridades municipais na Plenária Cidadã para a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. A audiência, realizada na Emef Samuel da Silva Mendonça, reuniu quase 300 pessoas no pátio da escola. O prefeito Zezé Gomes e o vice-prefeito Cafu César, assim como secretários municipais e vereadores presentes, ouviram a comunidade e se comprometeram em apoiar a demanda popular, levando a reivindicação ao Governo Estadual, instituição responsável pela segurança pública dos municípios.
As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029. A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet.
Entre o público presente, uma comissão de moradores fez uso da palavra para demonstrar sua indignação pela morte da jovem Gabriela Camargo de Jesus Lima, 20, vítima de latrocínio em um ponto de ônibus do bairro, no final de julho. De acordo com a queixa da comissão, a patrulha policial na região é escassa. “A gente precisa de justiça. Quantos mais vão morrer? Bandido bom é bandido preso. Agora é a hora do Nova Europa se levantar e falar!”, bradavam, enquanto pediam a identificação e prisão do assaltante, além de reforço no patrulhamento.
Após ouvir as demandas, o vice-prefeito Cafu César explicou à comunidade que tais demandas são responsabilidade do Governo do Estado. “Hortolândia vem enfrentando questões que dependem do Estado para serem solucionadas, como a violência e o mau cheiro proveniente da estação de tratamento de esgoto da Sabesp. Quem coloca delegacia nas cidades é o Estado. E ainda, assim, depois que a delegacia é instalada, quem paga a conta de água e de luz é a Prefeitura”, afirmou Cafu, reforçando que a Guarda Municipal tem feito papel de polícia.
O prefeito Zezé Gomes comentou que o serviço de inteligência da GM, que utiliza câmeras de monitoramento e radares inteligentes, está muito próximo de identificar o autor do assassinato de Gabriela. “É a Guarda Municipal quem trabalha muito nessa cidade. O Estado precisa ter um olhar maior por nós. Precisamos de ronda escolar e de polícia nas ruas. A Prefeitura faz a parte dela. Até o final do ano, vamos contratar 34 novos guardas municipais. Também teremos novas viaturas e reforço com motos para a GM, além de mais de 90 câmeras de segurança que serão instaladas nas principais avenidas e nos acessos à cidade”, afirmou Zezé Gomes, com o compromisso de que a Prefeitura fará uma cobrança mais dura do governo estadual em relação à segurança pública.