Evento da Prefeitura na noite desta segunda-feira (04/08) teve participação do poeta Sergio Vaz, que lançou o livro “Coração de criança não morre”
Os apreciadores da arte literária saciaram sua fome por livros novos no sarau Parada Poética. O evento, realizado pela Prefeitura, na noite desta segunda-feira (04/08), promoveu o lançamento de três obras. O destaque foi o poeta Sergio Vaz, que lançou seu novo livro “Coração de criança não morre”.
O poeta contou que a ideia do livro surgiu a partir da participação num evento literário, em Porto Alegre, em 2021. Ele foi um dos homenageados junto com a escritora mineira Ana Maria Gonçalves. A autora destacou a presença da infância na obra de Vaz.
“É um livro em que relembro a infância, a criança que já fui um dia. É uma prosa poética. Escrevi para comemorar meus 60 anos. É meu primeiro livro infantojuvenil”, explicou Vaz.
Para ele, o livro representou um desafio de escrever num gênero diferente. O sonho do poeta é que sua nova obra consiga atrair os jovens que ainda não gostam de literatura, e, com o tempo, se torne o primeiro livro que esse público leu na vida. E assim estimule as novas gerações a adentrar o universo da arte literária.
Atualmente, Vaz é um dos autores mais conhecidos da literatura brasileira. Ele é presença constante em eventos literários pelo país afora. Prova disso é que o poeta veio a Hortolândia para o sarau Parada Poética após ter participado da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), no dia anterior.
O poeta relatou que seu trabalho tem sido muito conhecido graças à divulgação boca a boca nas redes sociais. No entanto, ele pondera que a tecnologia digital não consegue substituir o ato de pensar e criar. “Hoje, a IA nos afasta do nosso lado de humanidade. Ela dá tudo pronto, sem explicar. A IA não consegue criar uma música enquanto se bebe uma cerveja”, criticou com bom humor.
ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA
Sergio Vaz já se sente em Hortolândia. Tanto que ele esteve à disposição para conversar com os fãs, dar autógrafos e tirar selfies enquanto o sarau acontecia.
Entre uma recitação e outra de seus versos, o poeta abriu espaço para os novos livros “Brilhante escuridão atenuada”, de David Rodrigues Silva Neves, e “Doses de poesia suprema”, de Rozana Gastaldi Cominal.
Os dois autores lançaram suas obras no projeto Escritores de Hortolândia, que também aconteceu no sarau. Vaz pediu o apoio do público na aquisição dos livros dos dois colegas de profissão. “Todo poeta é imortal porque não tem onde cair morto”, brincou o poeta.
Os dois escritores enalteceram a iniciativa da Prefeitura em dar espaço aos autores locais po meio do projeto. “Participar do sarau e do projeto é uma grande oportunidade de expor meu trabalho para o público. Não é em todo lugar que você vê isso”, destacou David Neves. “É uma iniciativa sensacional. Eu já tinha sugerido ao pessoal da biblioteca municipal para que a Prefeitura criasse um projeto desse tipo. Que reunisse os autores e o público que gosta de literatura”, destacou Rozana.
BRC
A Semana Cultural de agosto de Hortolândia prossegue nesta terça-feira à noite com o evento Batalhas, Rimas e Conhecimento (BRC), que terá os rappers Brendow RD e MC Jamal. A programação da semana vai até este domingo (10/08), que terá o show do cantor e músico Claudio Zoli.
A programação da Semana Cultural de agosto está disponível no portal da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK.
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.