Prefeitura promove o projeto Achei um livro no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE), durante o período da manhã; ação integra a programação da Semana Cultural de agosto
Que tal desfrutar uma manhã agradável com muito verde? Para melhorar mais, você pode ter a sorte de encontrar um livro enquanto faz caminhada. Isso pode acontecer no projeto Achei um livro, que a Prefeitura de Hortolândia promove nesta sexta-feira (08/08). A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte irá espalhar 40 obras literárias no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE), durante o período da manhã. O OAPE está localizado na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago. O projeto integra a programação da Semana Cultural de agosto, realizada pelo município.
A proposta do projeto é fazer com que os livros sejam encontrados ao acaso pelas pessoas que passarem no observatório. Quem tiver a sorte de achar um dos livros, pode pegá-lo e levá-lo.
O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que os livros não ficam escondidos. Eles são deixados embaixo de bancos ou postes, em árvores, dentre outros locais. O projeto não é uma brincadeira do tipo “caça ao tesouro”. A ação se encerra quando todos os livros forem encontrados.
O coordenador ainda solicita para que cada pessoa encontre e pegue apenas um livro, para possibilitar que mais gente também possa ter a sorte de achar e pegar um livro.
Caso o público vá ao OAPE com crianças para tentar achar um dos livros, o coordenador orienta para evitar deixá-las sozinhas em razão do projeto ser realizado sem a presença de monitores.
Quem achar um dos livros, poderá postar foto ou vídeo com a hashtag #AcheiUmLivroHortolandia e marcar nas redes sociais a Secretaria de Cultura (@seculthortolandia) e a Prefeitura de Hortolândia (@prefeitura.hortolandia). Ou ainda enviar foto ou vídeo pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp da biblioteca, cujo número é (19) 99976-7880.
O objetivo do projeto Achei Um Livro é aguçar a curiosidade das pessoas e atraí-las para conhecer a biblioteca. E, a partir daí, incentivar o gosto pela leitura e formar novos leitores.
O projeto foi criado pela biblioteca municipal, em 2018. Desde então, a ação já conquistou reconhecimento em âmbito regional, estadual, nacional, e agora também em nível internacional. No mês passado, o projeto Achei um livro foi destaque em um informativo on-line da organização internacional IFLA (International Federation of Library Associations e Institutions). A entidade reúne bibliotecas e profissionais de biblioteconomia de 150 países. O newsletter com o artigo pode ser acessado por meio deste LINK e está disponível para download.
A programação da Semana Cultural de agosto está disponível no portal da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK.
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.